terça-feira, 17 de julho de 2012

Dia de Proteção às Florestas




Hoje, 17 de Julho é o Dia de Proteção às Florestas. Diferente do que acontece em outras datas, não é feriado, mas, isso não diminui a extrema importância do dia. A relevância se dá pelo fato do Brasil ser reconhecido mundialmente como o país das florestas. Grande responsável por esse título, é a Floresta Amazônica, maior reserva genética e a maior floresta tropical do mundo, além, de abrigar um quinto da água potável disponível no planeta. 
Infelizmente, esses números vêm diminuindo.  Por conta da agropecuária e da indústria madeireira que têm devastado a região consideravelmente, tanto que nas últimas décadas o rombo provocado na região totaliza uma área superior à da França. Apenas entre os anos de 2001 e 2002, o índice de desmatamento aumentou em 40%.
Para tentar diminuir essas ações irresponsável, o Governo Federal mantém o Programa Nacional de Florestas (PNF), criado pelo Decreto nº 3.420, de 20 de abril de 2000, com o objetivo de articular as políticas públicas setoriais para promover o desenvolvimento sustentável, conciliando o uso com a conservação das florestas brasileiras. Porém, o objetivo desse dia é de despertar em você, o desejo de colaborar. Ninguém não precisa ir até a Floresta Amazônica, lutar contra fazendeiros e, madeireiros da região. Comece pela sua casa ou comunidade, identificando locais que podem ser preservados. Pequenas atitudes, fazem uma diferença gigante no nosso planeta. E aí, como você pode colaborar?

Essa matéria foi postada no Blog da Quality Sistemas. Faz parte de um projeto de conscientização pelo meio ambiente e, incentivo a práticas sustentáveis.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Apple pede retirada de selo de sustentabilidade de seus produtos



A Apple solicitou à Ferramenta de Avaliação Ambiental de Produtos Electrônicos (Epeat, na sigla em inglês) que retirasse seus produtos do registro sustentável do órgão, que define padrões ambientais para produtos eletrônicos. As normas, estabelecidas por fabricantes, ONGs e agências de governo, determinam inúmeros pontos para os produtos serem considerados verdes. Os novos projetos da Apple, segundo o site Mashable, não cumprem essas regras.
Entre as normas estão exigências que obrigam que seja possível que o usuário comum desmonte os produtos com ferramentas comuns afim de separar componentes tóxicos, como baterias, de itens recicláveis.
"Eles disseram que sua direção de design não era mais compatível com as exigências da Epeat," disse o CEO do órgão, Robert Frisbee. "Eles eram partidários importantes e estamos decepcionados que eles não querem que seus produtos sejam mais medidos por esse padrão", disse.
Desmontagem de lançamentos recentes da Apple, como o novo MacBook Pro, revelaram que as dificuldades na abertura e manutenção dos aparelhos.
Fonte: Portal Terra

terça-feira, 3 de julho de 2012

Quanto custa recarregar seus eletrônicos ao longo de um ano?



O consumo de energia dos eletrônicos é um fator a se considerar sempre que for adquirir algo novo, mas nem sempre é fácil saber quanto isso realmente representa no meio de tantos números. Para dar uma ideia (já que o cálculo foi feito com base no custo da energia do Tennesse), temos esse interesse comparativo da Electric Power Research Institute (EPRI).
Na análise foi identificado que um iPad consome cerca de 12 kWh ao longo de um ano caso seja feita uma carga completa diariamente (iPad 1 e 2 tem quase o mesmo consumo enquanto o iPad 3 tem consumo 65% maior). Já o iPhone 3GS consome 2.2 kWh em um ano (sim, estamos falando de um estudo americano então, mais do que qualquer outro, citar produtos da Apple de forma separada é bastante comum por lá).
Entre as TVs, como era de se esperar, a de plasma tem consumo assustador, marcando 358 kWh. Já os laptops marcaram 72.3 kWh e lâmpadas CFL 14 kWh.
Fonte: Eco4Planet