Hoje, 17 de Julho é o Dia de Proteção às Florestas. Diferente do que acontece em outras datas, não é feriado, mas, isso não diminui a extrema importância do dia. A relevância se dá pelo fato do Brasil ser reconhecido mundialmente como o país das florestas. Grande responsável por esse título, é a Floresta Amazônica, maior reserva genética e a maior floresta tropical do mundo, além, de abrigar um quinto da água potável disponível no planeta.
Infelizmente, esses números vêm diminuindo. Por conta da agropecuária e da indústria madeireira que têm devastado a região consideravelmente, tanto que nas últimas décadas o rombo provocado na região totaliza uma área superior à da França. Apenas entre os anos de 2001 e 2002, o índice de desmatamento aumentou em 40%.
Para tentar diminuir essas ações irresponsável, o Governo Federal mantém o Programa Nacional de Florestas (PNF), criado pelo Decreto nº 3.420, de 20 de abril de 2000, com o objetivo de articular as políticas públicas setoriais para promover o desenvolvimento sustentável, conciliando o uso com a conservação das florestas brasileiras. Porém, o objetivo desse dia é de despertar em você, o desejo de colaborar. Ninguém não precisa ir até a Floresta Amazônica, lutar contra fazendeiros e, madeireiros da região. Comece pela sua casa ou comunidade, identificando locais que podem ser preservados. Pequenas atitudes, fazem uma diferença gigante no nosso planeta. E aí, como você pode colaborar?