terça-feira, 10 de julho de 2012

Apple pede retirada de selo de sustentabilidade de seus produtos



A Apple solicitou à Ferramenta de Avaliação Ambiental de Produtos Electrônicos (Epeat, na sigla em inglês) que retirasse seus produtos do registro sustentável do órgão, que define padrões ambientais para produtos eletrônicos. As normas, estabelecidas por fabricantes, ONGs e agências de governo, determinam inúmeros pontos para os produtos serem considerados verdes. Os novos projetos da Apple, segundo o site Mashable, não cumprem essas regras.
Entre as normas estão exigências que obrigam que seja possível que o usuário comum desmonte os produtos com ferramentas comuns afim de separar componentes tóxicos, como baterias, de itens recicláveis.
"Eles disseram que sua direção de design não era mais compatível com as exigências da Epeat," disse o CEO do órgão, Robert Frisbee. "Eles eram partidários importantes e estamos decepcionados que eles não querem que seus produtos sejam mais medidos por esse padrão", disse.
Desmontagem de lançamentos recentes da Apple, como o novo MacBook Pro, revelaram que as dificuldades na abertura e manutenção dos aparelhos.
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário: