quinta-feira, 23 de abril de 2015

Sete milhões de motivos para cuidar de um só planeta, sonhe com cuidado.

Em 2011 tive a oportunidade de viajar para conhecer a Nova Zelândia, um país de tirar o fôlego de tão lindo. Recém tinha me formado e os planos eram simples: aprimorar a fluência no Inglês, fazer um curso de negócios e trabalhar para me sustentar. Os dois primeiros itens da lista iam bem, mas conseguir um trabalho era o maior desafio. 
 
Certa tarde, após os estudos, fui conversar com o responsável pela colheita de pêras e maçãs na esperança de conseguir algo para fazer, mas não sabia que aquela conversa mudaria pra sempre minha forma de enxergar o Mundo.


Como todo bom brasileiro, o início da conversa abrangeu futebol e outras coisas incríveis que o Brasil possui. Na hora certa, falei sobre a necessidade que eu tinha de trabalhar e se ele tinha algo para mim. E a resposta foi surpreendente! ele me disse: “Hey Brazilian, anyone works now, the mother nature is sleeping...”. Na hora eu não acreditei no que tinha ouvido! Eu ficaria sem trabalho porque a “Mãe natureza estava dormindo"? Sim! E eu fiquei.


A partir daí eu comecei a entender melhor a relação que nós temos com o planeta. Ao retornar para o Brasil, sentia a responsabilidade em criar algo que trouxesse resultados para nosso planeta. Juntei alguns amigos e lançamos a campanha “Plante uma árvore pelo facebook”, onde a ideia era trocar cada curtida na nossa página por uma árvore. O resultado? Sensacional! Em parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas, plantamos mil árvores.
 


Vivemos em uma sociedade parcialmente individualista, onde as pessoas confundem sonhos com a vontade de enriquecer a qualquer custo. Mesmo que não tenha erro algum em se tornar um milionário, os sonhos nunca devem consumir nosso bem maior: o Planeta. É triste assistir aos noticiários e ouvir que o desmatamento na Amazônia aumentou 191% em agosto e setembro de 2014 e que ainda existem pessoas utilizando água como se a fonte fosse inesgotável. 

Tenho absoluta certeza de que se todos compartilharem o sonho de construir um futuro melhor, ele de fato irá acontecer. Atualmente moro no Brasil, tenho uma loja de móveis produzidos 100% com madeiras recicladas e juntamente com alguns amigos empresários, lançamos o primeiro portal para compra e venda de produtos que destinará recursos para instituições beneficentes, causas ambientais e projetos acadêmicos: o VADUKO.
 

É hora de despertar! É hora de manter radiante o desejo de criar e empreender projetos que atendam às necessidades dos sete bilhões de sonhadores espalhados pelas diversas regiões do mundo. É preciso sonhar com cuidado, tendo foco sustentável e solidário. Hoje, não guardo nenhuma mágoa pelo motivo da Mãe Natureza ter me ensinado em 2011 que tudo tem o seu tempo.   Tenho convicção que ela, ou uma força maior tinha um sonho para minha vida e que naquela situação eu deveria mesmo passar por alguns dias difíceis, porém muito construtivos.
 
Compartilho com você as palavras do jovem kiwi, com uma pergunta diferente: “Hey amigo, qual o seu sonho por um mundo melhor?”


Nenhum comentário: