segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

500 likes = 500 árvores

sábado, 28 de janeiro de 2012

Projeto para edifício flutuante pode preservar vida selvagem.

Pra você que achava que já tinha visto tudo em termos de arquitetura sustentável, olhe esse projeto.







O Waterstudio desenvolveu um projeto capaz de resgatar o meio ambiente perto de grandes cidades. Trata-se da Sea Tree, uma estrutura que pode ser instalada em rios ou no mar e abrigar a fauna e a flora locais.

O sistema pré-fabricado permite que as plantas tenham contato com brisas e ventos naturais. Além disso, o edifício pode ser modificado conforme o tamanho médio das plantas do local. Por isso, a estrutura pode melhorar a qualidade de vida das cidades.

Criada pelo arquiteto holandês Koen Olthuis, a construção deve ter cerca de 30 metros de altura, mais oito metros sob a superfície. O objetivo é refugiar plantas, animais marinhos, pássaros, entre outros animais.

A Sea Tree é capaz de reproduzir todo o ecossistema de uma árvore. Por ser dividida em camadas, a estrutura flutuante consegue hospedar diversas espécies de animais. Trata-se de uma boa solução contra a poluição das metrópoles e da falta de espaço para a fauna e a flora.

A estrutura é parecida com um projeto usado para construção de plataformas de petróleo no mar. O diferencial é que a Sea Tree tem fins sustentáveis, diferente da extração de petróleo. Além disso, o edifício também pode ser construído em rios e lagos urbanos.
O custo do projeto, por enquanto, fica em torno de 9 milhões de dólares. É provável que o projeto ganhe vida em até dois anos.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Em 2012 desligue o pc e VIVA


Como fazer com que uma campanha criada nos tempos de faculdade se torne realidade? A resposta está totalmente liga ao fato de acreditar. A 1h100Pc Se Liga! Desliga. surgiu em 2008, de lá pra cá foram quatro anos de muitas experiências,  resultados interessantíssimos e muitos sonhos.

Nesse post gostaríamos de agradecer a todos internautas que estão participando da nossa "Campanha Plante uma árvore pelo Facebook" que está sendo realizada em parceria com o IBF Florestas. Queremos dizer aos internautas e aos nossos parceiros que vocês estão fazendo isso acontecer. Sem os ''likes'' ''compartilhamentos'' e convites, a 1h100Pc continuaria sendo uma idéia universitária, que morreu na porta da sala. 

É na linha de agradecimentos, participação e confiança, que anunciamos nossa nova parceria com a VIVA Comunicação. A VIVA passa a nos ajudar na área de desenvolvimento web e com idéias criativas. Expressamos através desse a nossa felicidade, credibilidade e expectativa com a parceria firmada.

Para você que leu esse post, fica a nossa dica;
Desligue o computador uma hora por dia e faça alguma coisa extremamente interessante. VIVA.

1h100Pc Se Liga! Desliga.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Plante uma árvore pelo facebook



Plantar uma árvore pelo facebook, parece até ser convite para Farmville ou outros aplicativos de fazenda no facebook. O fato é que as pessoas gostaram de plantar, colher, cuidar de animais e desenvolver outras atividades que envolvem a natureza. Mas, e se as pessoas tivessem a oportunidade de interagir on-line em uma campanha de plantio de árvores, só que com resultados reais? Foi analisando essa possibilidade que em parceria com o IBF Florestas a Campanha 1h100Pc Se Liga! Desliga. está lançando a Campanha ''Plante uma árvore pelo facebook''

Para participar, basta que o internauta ''Curta'' a página da 1h100Pc no facebook e ajude a compartilhar as peças de divulgação do Álbum "Plante uma árvore pelo facebook". A cada ''like'' que a página receber, o IBF Florestas irá plantar uma árvore no nome de quem curtiu. O objetivo é de plantar o máximo de árvores possíveis, engajando um bom número de pessoas nas redes sociais nessa ação on-line de sustentabilidade.

A Campanha 1h100Pc Se Liga! Desliga. incentiva o uso consciente do computador e, que as pessoas separem 1hora por dia para a prática de atividades que não consumam energia. "Acredito que as pessoas, possam utilizar o período em que estiverem on-line para a divulgação de idéias como a de plantar uma árvore pelo facebook. Queremos incentivar para que ajudem a construir um mundo mais responsável e sustentável" diz Jonhnes Carvalho, um dos idealizadores do projeto.

Essa é uma oportunidade para pessoas que tem interesse em plantar uma árvore mas não sabiam como, não tinham tempo ou até uma oportunidade. Agora ficou fácil, basta curtir e divulgar essa idéia.

Clique aqui para plantar a sua árvore 

1h100Pc Se Liga! Desliga.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Chamada Anonymous Let Us All Unite!‏ LEGENDADO

Você sabe o que é o movimento SOPA/PIPA ?



SOPA e PIPA. Essas duas inocentes palavras em português escondem um significado polêmico nos Estados Unidos. São acrônimos para Stop Online Piracy Act e Protect IP Act, dois projetos de lei antipirataria que, se aprovados, vão mudar a forma como a internet é feita e a usamos. Ambos os projetos ainda tramitam no congresso, mas as chances de serem aprovados são grandes. Eles possuem extenso apoio bipartidário (algo raro) e estão amparados pela poderosa indústria do entretenimento. Segundo os cálculos da Maplight.org, uma organização que divulga as fontes de dinheiro de campanhas políticas, o lobby a favor do SOPA já arrecadou quatro vezes mais dinheiro do que os lobistas contrários. São quase US$2.000.000 provindos de companhias como Time Warner e RIAA, contra meros US$500.000 provenientes de empresas do Vale do Silício como Google, eBay e Yahoo.



COMO VAI FUNCIONAR?

Ambos os projetos, SOPA e PIPA, são bastante semelhantes. Enquanto o primeiro tramita na câmara dos representantes ou deputados o segundo corre no senado. O modo como eles pretendem impedir a pirataria é através do bloqueio DNS, que ironicamente é a mesma forma que países como China, Síria e Irã, tão criticados pelos EUA no que tange o acesso a informação, utilizam para praticar a censura na internet.
Quando você digita facebook.com no seu navegador, seu computador se comunica com servidores DNS (Domain Name System) que convertem o nome do site em um endereço de IP (69.63.189.16, por exemplo).  Digitando o número de IP diretamente no seu navegador, você entra no site da mesma forma. O SOPA permitirá a alteração do DNS, impedindo que o endereço de IP de determinado domínio seja encontrado, bloqueando o seu acesso.
Os sites com conteúdo ilegal também serão excluídos dos resultados de ferramentas de buscas, como Google e Bing, e ficarão impedidos de receber dinheiro através do Paypal e das bandeiras Visa e Mastercard, por exemplo.


QUAIS SÃO AS CRÍTICAS AO SOPA/PIPA?

Os principais problemas do SOPA e do PIPA são que eles permitiriam ao governo estadunidense o imenso poder de censurar completamente sites acusados de ter conteúdo pirata e também aqueles que linkam para algum material que infringe direitos autorais, o que englobaria desde o gigante Google até o mais inofensivo dos blogs. Se esta lei estivesse em vigência há alguns anos, seria muito difícil para empresas como Twitter e YouTube irem para frente, já que provavelmente seriam bloqueadas logo no seu começo devido ao compartilhamento de material protegido por direitos autorais. Se for aprovada, esta lei inibirá a criatividade e o surgimento de startups inovadoras. O medo do bloqueio levará progressivamente os sites a se autocensurarem diminuindo a circulação de informação e conteúdo.


 O QUE A INTERNET ESTÁ FAZENDO A RESPEITO?

 Embora pouco possa ser feito frente ao lobby milionário a favor do SOPA, as pessoas não estão esperando o projeto de lei ser aprovado de braços cruzados. Quem entra no 4chan, celeiro de memes e de movimentos ciberativistas, consegue ver, entre uma imagem pornográfica e outra, usuários conclamando à mobilização contra o SOPA. Não será nenhuma surpresa se nos próximos meses ocorrer alguma ação do grupo Anonymous (um ajuntamento de ciberativistas extremamente ligado ao 4chan). No Reddit, têm sido feitas listas que reúnem endereços de IP de sites-chaves que podem vir a ser bloqueados pelo SOPA.
Já outro usuário do Reddit, se aproveitou de uma nova ferramenta do site da Casa Branca, que permite aos internautas criarem petições oficiais sobre quaisquer assuntos. Aquelas que atingem 25 mil assinaturas no prazo de um mês ganham uma resposta oficial da Casa Branca. Em apenas dois dias, a petição que pede o veto ao SOPA ultrapassou esse mínimo e, no momento, já ultrapassou a casa dos 40 mil.





POSICIONAMENTO DA NOSSA CAMPANHA?

Muitas vezes somos questionados se a nossa campanha é contra o uso do computador. A resposta é NÃO. A 1h100Pc Se Liga! Desliga. é uma campanha para incentivar as pessoas para que desliguem o computador por uma hora e que pratiquem atividades que não consumam energia nesse período. Sendo assim, no período que as pessoas estão online, torcemos para que elas se divirtam, busquem conhecimentos, trabalhem, utilizem essa ferramenta de maneira livre. Somos totalmente contra a censura!

Fonte: Comercial Hortolândia

 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Fantástica Usina Solar Que Funciona à Noite

Entrou em operação na ensolarada região da Andaluzia, na Espanha, a Gemasolar, uma fantástica usina solar que funciona até à noite. A usina é formada por 2.650 painéis solares que funcionam como espelhos, direcionando a energia do sol para uma torre. Convergindo para essa torre os raios solares aquecem a 900 graus Celsius uma solução de nitrato de sódio e nitrato de potássio. A solução salina ferve a água movimentando turbinas e gerando até 110 GWh/ano, capaz de abastecer 25 mil residências.

O mais incrível é que a solução salina pode ser mantida aquecida gerando energia por até 15 horas sem sol, o que permite que a usina gere energia dia e noite.

O projeto custou 230 milhões de euros e evitará a emissão de 30 mil toneladas de CO2 por ano.
Vejam abaixo vídeo mostrando as instalações da Gemasolar.





Fonte: Silvia Porto

Luiza, você viu isso? Campanha canadense incentiva o uso racional do carro.



"Quando você dirige sem necessidade, basicamente é o mesmo ato de  'deixar o computador ligado a toa"(1). A campanha é da cidade que acumula o maior número de empresas produtoras de combustíveis fósseis do Canadá, a Calgary. O governo iniciou uma série de ações em favor do desenvolvimento sustentável, visando mudar a imagem negativa à qual a cidade é associada.

Uma delas é a conscientização para o uso correto de carros. Como o clima da cidade é frio, a temperatura pode passar semanas abaixo de zero, e os cidadãos costumam usar seus veículos para as mínimas distâncias. A campanha que segue relaciona o uso indevido dos carros a um mau hábito social, e até mesmo, ao ato de urinar em público.



O tom jocoso do vídeo retrata as pessoas que não ligam para a poluição da cidade como aquelas que possuem um comportamento inaceitável socialmente. Assim como fumar em locais fechados e dirigir depois de beber, o uso desnecessário de veículos é igualmente rejeitado.

Poluição
A atmosfera de Calgary também está sentindo os efeitos da poluição. Com temperaturas sempre baixas e o acúmulo de nuvens, a circulação e renovação do ar é difícil e ocasiona uma série de problemas respiratórios na população.

Fonte: Ecodesenvolvimento.org
(1) Adaptação feita pelo autor do blog
* Não conhece a Luiza? clique aqui.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pra quem deixa o computador ligado a toa.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

10 empresas com melhores relatórios sobre sustentabilidade do Brasil

O projeto “Rumo à Credibilidade: Uma pesquisa de relatórios de sustentabilidade no Brasil” tem por objetivo analisar a qualidade dos relatórios publicados, encorajar as empresas brasileiras a aprimorarem suas práticas de reportar resultados e expor o que empresas globais podem aprender por meio desta prática. A pesquisa foi feita pela SustainAbility em parceria com a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

1. Qual a importância deste tipo de pesquisa?
Um dos méritos da pesquisa é a avaliação das qualidades adotadas nos relatórios, de acordo com os padrões globais. Também é de grande importância o monitoramento da evolução do comportamento de reporte das empresas brasileiras ao longo dos anos. Mas talvez o grande mérito seja o de trazer uma serie de recomendações para que as empresas brasileiras possam se aprimorar e mostrar seus resultados e realizações também no cenário internacional. A pesquisa serve como parâmetro para que as empresas melhorem suas práticas de reporte.

2. Comparativamente com os resultados da pesquisa de 2008, o que se pode esperar em termos de avanços?
Nesta segunda pesquisa, observamos que um número significativo de empresas usa o modelo GRI como referencial e parâmetro para construir o relatório de sustentabilidade. Sobre os resultados das análises, alguns setores estão muito bem representados por suas empresas, como é o caso do setor de energia, assim como em 2008. Uma das novidades, em termos de mercado nesta pesquisa de 2010 é a representatividade do setor de mineração.

3. Como consultora para a área da sustentabilidade corporativa, qual seria sua orientação para que as empresas avancem?
É preciso que as empresas integrem, de forma imediata e definitiva, a agenda da sustentabilidade à agenda de negócios. Os dirigentes precisam fazer com que o tema saia do departamento de marketing e seja percebido como um valor.

"É preciso que as empresas integrem, de forma imediata e definitiva, a agenda da sustentabilidade à agenda de negócios. Os dirigentes precisam fazer com que o tema saia do departamento de marketing e seja percebido como um valor". Jean-Philippe Renaut


*Clique aqui para ver um PDF detalhado sobre a pesquisa

 Fonte: Meu Mundo Sustentável

domingo, 8 de janeiro de 2012

Propaganda Sundown - A vida gira em torno do sol

Sustentabilidade: 2012 é o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

Sustentabilidade: 2012 é o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos: 1,4 bilhão de pessoas ainda não têm acesso a fontes modernas de energia

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2012, o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância de se aumentar o acesso à energia renovável em todas as partes do mundo. 

Segundo as Nações Unidas, cerca de 1,4 bilhão de pessoas ainda não têm acesso a fontes modernas de energia. E 3 bilhões dependem de recursos da “biomassa tradicional” como o carvão para atividades diárias como aquecimento e cozimento de alimentos. 

Os serviços de energia têm um efeito profundo na produtividade, na saúde e na educação, além da segurança alimentar e serviços de comunicação. De acordo com especialistas, a falta de acesso à energia limpa e barata impede o desenvolvimento sócio-econômico e humano de comunidades inteiras.

O acesso à energia sustentável é também uma das ferramentas para que o mundo alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Fonte: Interesse Público