1. Qual a importância deste tipo de pesquisa?
Um dos méritos da pesquisa é a avaliação das qualidades adotadas nos relatórios, de acordo com os padrões globais. Também é de grande importância o monitoramento da evolução do comportamento de reporte das empresas brasileiras ao longo dos anos. Mas talvez o grande mérito seja o de trazer uma serie de recomendações para que as empresas brasileiras possam se aprimorar e mostrar seus resultados e realizações também no cenário internacional. A pesquisa serve como parâmetro para que as empresas melhorem suas práticas de reporte.
2. Comparativamente com os resultados da pesquisa de 2008, o que se pode esperar em termos de avanços?
Nesta segunda pesquisa, observamos que um número significativo de empresas usa o modelo GRI como referencial e parâmetro para construir o relatório de sustentabilidade. Sobre os resultados das análises, alguns setores estão muito bem representados por suas empresas, como é o caso do setor de energia, assim como em 2008. Uma das novidades, em termos de mercado nesta pesquisa de 2010 é a representatividade do setor de mineração.
3. Como consultora para a área da sustentabilidade corporativa, qual seria sua orientação para que as empresas avancem?
É preciso que as empresas integrem, de forma imediata e definitiva, a agenda da sustentabilidade à agenda de negócios. Os dirigentes precisam fazer com que o tema saia do departamento de marketing e seja percebido como um valor.
"É preciso que as empresas integrem, de forma imediata e definitiva, a agenda da sustentabilidade à agenda de negócios. Os dirigentes precisam fazer com que o tema saia do departamento de marketing e seja percebido como um valor". Jean-Philippe Renaut
*Clique aqui para ver um PDF detalhado sobre a pesquisa
Fonte: Meu Mundo Sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário