terça-feira, 27 de abril de 2010

7 super frases sobre natureza


"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." (Saint-Pierre)


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Goethe)


"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga." (Albert Einstein)


"É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve." (Victor Hugo)


"Para dar ordens à natureza é preciso saber obedecer-lhe." (Francis Bacon)


"Vive em harmonia com as leis da natureza e nunca serás pobre. Vive em harmonia com as opiniões e nunca serás rico." (Sêneca)


"A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol." (Humberto de Campos)


Fonte: Site Quente Foto: Blog Canção Nova


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Você nunca aprende !!! [ Lição de uma criança de 5 anos no #earthday ]




Aproveitando o recesso da faculdade e aproveitando a semana inteira sem aula, vim curtir os dias de folga em Jundiaí. Curtir a família, viajar com a namorada, comer uma comidinha caseira, entre outras coisas boas de estar em família, algumas coisas aconteceram que fez como que valesse a pena.

Mas foi ontem no tão especial #earthday que eu aprendi uma grande lição. Pelo fato do dia 22 de Abril ter sido o dia da terra, vários canais passaram dicas de como cuidar bem do planeta. Aqui em Jundiaí tenho dois primos de cinco anos, e eles costumam assistir o canal da Discovery Kids. Meio por cima eu escutava algumas dicas legais de como cuidar do planeta; desligar as luzes, fechar as torneiras, não pisar nas plantas, foram algumas das lições que a Discovery passou para as crianças.

Mesmo achando legal e saber de cor tudo o que devo fazer para economizar energia, foi uma criança de cinco anos que me ensinou uma grande lição.

No meio da tarde estava assistindo televisão e resolvi ir na cozinha pegar um pouco de água. QUando estava na cozinha o meu priminho entrou e com uma cara brava me falou;

- Você nunca aprende né!

?! como assim daniel? perguntei;

- Você saiu e deixou a televisão ligada. No canal da discovery eu aprendi que tem que desligar as luzes.

Meio sem graça pelo chamado que tinha tomado, tentei conversar com ele, e explicar porque tinha feito aquilo, tentei disfarçar a grande alegria que eu estava por saber que ainda temos esperança e muito feliz pelo meu primo já demonstrar ser uma pessoa responsável com as suas atitudes.

Eu sempre acreditei que a geração desses pequenos vai ser muito mais responsável do que a nossa, e ontem fiquei muito feliz por ver que isso realmente vai acontecer. As crianças de hoje estão muito mais preocudas em cuidar do planeta do que nós, eles são apaixonados pela natureza e já estão crescendo com um sentimento muito importante. E mesmo que nós contribuamos com várias ações e tentamos dar o nosso melhor, eles já entendem que cuidar do planeta é um dever de todos.

O meu primo de cinco anos me deu uma grande lição, lição essa que garantiu que ele ganhasse uma camiseta infantil da campanha 1h100Pc na próxima vez que eu vier aqui. Mas com certeza o que me deixou mais feliz nesse feriado é ver que mesmo que as coisas estejam ruins, ainda temos esperança de se ter uma sociedade mais responsável.

Um mundo melhor já existe e está ao alcance de todos nós. Faça alguma coisa por um planeta melhor.

1h100Pc Se Liga! Desliga.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Philips - Importâncias


Não importa se você tem 10 ou 60 anos.
Não importa seu sexo.
Não importa se você é negro, branco, asiático ou tem outra cor qualquer.
Não importa o que você pensa.
Não importa se tem filhos.
Não importa seu país e nem suas fronteiras.
Não importa se você gosta de mar.
Não importa quem você ama e nem quem você deixou de amar.
Não importa se você gosta de cachorro, gato ou se tem um lagarto na sua casa.
Não importa pra onde você vai viajar.
Não importa se você gosta ou não de árvores.
Não importa se você está com fome, com sede ou apenas com vontade.
Não importa se você vai de carro, bicicleta ou de ônibus.
Na verdade, nem importa se você vai.
Não importa se você tem experiência, se é bonito ou se tem talento.
Não importa se você é um gênio.
Não importa se você é burro e ignorante.

Se a gente não cuidar da Terra, nada mais importa.

Feliz Dia da Terra. Importe-se.
por Flávio Vieira

Fonte: Energia Eficiente

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Jeito ecológico de morrer

Você recicla seu lixo, vai trabalhar de bicicleta, adota animais abandonados, faz doação para o Adote uma Árvore todo Natal e encaminha todo e-mail de PowerPoint ecológico que recebe. Leva uma vida de bem com o meio-ambiente... não vai querer morrer e poluir a Terra, vai? Se sua resposta for não, você deve esquecer o enterro e a cremação e pedir para os seus parentes levarem seu corpo para a ressomação.


A ressomação é a alternativa mais “ambientalmente correta” que existe hoje para lidar com a morte. Ela consome 1/6 da energia e emite menos carbono do que a cremação, anteriormente considerada o método mais ecológico. Em vez de queimar, o corpo é liquefeito por meio de uma hidrólise alcalina, que imita o processo de decomposição natural – mas acontece muito mais rápido.


Depois de aplicada a técnica, seu corpo se torna um líquido com aminoácidos, peptídeos e fosfato de cálcio que, após filtrado, pode ser devolvido como água pura para o solo. Um belo legado para deixar ao mundo, não?O esquema abaixo explica melhor o método:

Escrito por Willlian Aquino
Fonte: Ibflorestas.org

Americanos processam empresas por furacão


Moradores do sul do Mississipi que entraram com processo contra empresas americanas após o furacão Katrina devem ter nova audiência este ano.

O processo foi movido em Agosto de 2005, apenas semanas depois que o Katrina devastou a região. Mais de 1200 pessoas morreram, e a cidade de Nova Orleans também foi arrasada.

Os moradores alegam que as operações de indústrias de energia, combustíveis fósseis e indústrias químicas nos Estados Unidos contribuíram para a gravidade do evento.
Segundo a France Press, que teve acesso a documentos do processo, os pleiteantes alegam que a emissão de gases causadores do efeito estufa contribuiu para o aquecimento global. O aumento das temperaturas do ar e água piorou a ferocidade do furacão Katrina.

O processo pede compensação de empresas como Shell, ExxonMobile, BP, Chevron, Honeywell e American Electric Power pelos danos causados em suas casas pela entrada de água salgada, detritos, sedimentos e substâncias nocivas.
No entanto, três juízes federais da corte de apelação decidiram em outubro de 2009 que o caso deveria ser ouvido. Em fevereiro, a mesma corte decidiu re-examinar o caso, dessa vez com nove juízes.

Eles alegam que as empresas têm o dever de evitar prejudicar o meio ambiente, a saúde publica e propriedade privada.

Os moradores do Mississipi devem agora esperar uma nova data de audiência nos próximos três meses. A decisão deve sair até o fim do ano, mas os dois lados da disputa podem levar o caso á Suprema Corte.


Fonte: eco4planet

terça-feira, 13 de abril de 2010

Programa Plante Árvore de Neutralização de Carbono






Objetivo

O Programa Plante Árvore é uma ação voluntária do IBFLORESTAS – Instituto Brasileiro de Florestas com o propósito de neutralizar emissões de CO2 de pessoas físicas e jurídicas, voluntariamente, através do plantio de árvores nativas.
A empresa ou pessoa que adere ao programa de neutralização investe no plantio das árvores nativas, executado pela Equipe Plante Árvore que se encarrega da coleta das sementes, cultivo das mudas, escolha e preparo do terreno, plantio, manutenção e monitoramento das árvores durante 3 anos.

Objetivos do Selo Plante Árvore de Neutralização de CO2
Promover a sustentabilidade ambiental.
Desencadear o processo de certificação e rastreabilidade.
Garantir a empresa reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas com vistas ao desenvolvimento florestal.
Possibilitar a agregação de valor aos produtos e serviços oferecidos pelos participantes.
Possibilitar ao doador maior credibilidade junto às instituições financeiras.
Colaborar com a conscientização e a educação ambiental.
Visão do Projeto
O Programa Plante Árvore planeja recuperar 7.058 hectares de áreas (APP’s, RL’s e fragmentos de matas para formação de corredores ecológicos) com espécies florestais nativas, atualmente ocupadas por pastos sub-utilizados, e localizadas ao longo das margens de rios, lagos e represas de propriedades particulares. A recuperação é com finalidade conservacionista. As áreas qualificadas para a atividade do projeto proposta não são contíguas. A área total estimada dentro do limite projeto chega a 10.587 hectares. De 2007 a 2008, o programa apoiou a recuperação de 706 hectares.

Os objetivos da atividade de plantio de árvores nativas proposta são:
> Sequestro de CO2;
> Acentuar a biodiversidade das áreas ciliares degradadas que margeiam as propriedades e contribuir para a criação de conectividade ecológica ao longo dos rios;
> Recuperar trechos degradados da Mata Atlântica e Cerrado através do plantio de espécies florestais nativas em APP's, RL's e fragmentos de matas para formação de corredores ecológicos;
> Melhorar a capacidade hídrica dos rios e nascentes e controlar a erosão do solo e da água; e
> Criar oportunidades de emprego e recreativas para os residentes locais nas proximidades das áreas beneficiadas, através dos projetos
Sementes do Trabalho e Viveiro Familiar.

Siga: #Plantearvore no twitter

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Urgente - Aldo Rebelo, deixe as florestas em paz




Mais uma vez, o Código Florestal, corpo de leis que protege as florestas brasileiras desde 1934, está ameaçado.

Assine aqui a petição para não permitir que a bancada da motosserra desfigure nosso Código Florestal.

O deputado Aldo Rebelo irá apresentar em breve um documento com as propostas de alteração dessa lei. E tudo indica que elas vão anistiar desmatadores e flexibilizar a proteção de nossas matas.

Proteste contra mais essa tentativa de acabar com as florestas no Brasil.

Há mais de dez anos, representantes da bancada ruralista deram partida numa ofensiva para mudar o Código Florestal em seu próprio benefício. A preservaçao das florestas é fundamental não só para a manutenção da biodiversidade, mas para equilibrar o clima no Brasil e no resto do planeta. Diante das chuvas torrenciais que provocaram deslizamentos e mortes no Rio de Janeiro, e que tendem a se tornar cada vez mais frequentes, a tarefa de resguardar o que resta de nossas matas é cada vez mais urgente.

Aldo Rebelo já deu indicações que está ao lado dos ruralistas que querem cada vez mais empurrar a agricultura e a pecuária para dentro da Amazônia e para o que sobrou de vegetação nativa em outros biomas brasileiros.

Mande um e-mail para o Aldo Rebelo dizendo que a questão é relevante demais para ser decidida apenas por meia dúzia de deputados em um ano de eleições. O assunto precisa ser debatido por todos os brasileiros e, portanto, o mínimo que se espera de nossos representantes no Congresso é que, ao invés de mexerem em legislação tão fundamental no fim de seus mandatos, tenham a coragem de levar o assunto para a campanha eleitoral.

Ajude a impedir que as nossas florestas continuem a ser devastadas.
Assine aqui.

domingo, 11 de abril de 2010

Predadores Rosas - Como as empresas devem se posicionar no cenário sustentável


A campanha 1h100Pc surgiu a partir de um trabalho experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Adventista de São Paulo. A idéia do grupo era fazer uma campanha que incentivasse a união de pequenos atos por milhares de pessoas, buscando força assim na junção dos pequenos atos, no caso seria o de desligar o computador por uma hora.Com o sucesso da apresentação os alunos foram incentivados que continuassem a campanha e que essa fosse implementada na web e divulgada através dela.Na web a campanha conta com uma comunidade no Orkut, um grupo no Facebook e um profile no twitter.

A idéia inicial era de utilizar as redes sociais somente para divulgação da campanha. Mas com o tempo várias situações interessantes foram acontecendo e o mais importante, a campanha começou a interagir com o público. Na comunidade no Orkut várias perguntas são respondidas além de debates que já abortaram temas complexissímos, como no caso da discussão se a internet aproxima ou afasta as pessoas.

Mas em uma das discussões uma pergunta muito interessante foi levantada; Como empresas que tem 90% das suas estruturas dependentes dos computadores, poderão participar da campanha 1h100pc?

A resposta e a solução para esse problema chega a ser bem simples, já que a 1h100pc não propõe que as empresas não utilizem o computador, e sim, incentiva para que os funcionários desliguem os aparelhos quando não estiverem utilizando. Por exemplo uma empresa de 100 funcionários que trabalha com publicidade on-line, os 100 funcionários trabalham cada um com o seu computador e apesar de realizarem atividades diversas nos aparelhos, todos ficam ligados no horário de trabalho. Imaginem se essa empresa lança uma campanha interna, incentivando os funcionários para que desliguem o computador quando esses forem trabalhar. Considerando que a maioria das empresas disponibilizam no mínimo 1hora para que os funcionários façam as suas refeições, no horário de almoço 100 computadores ficarão desligados. Além da economia que a empresa fará, os funcionários participarão de uma campanha nacional e irão absorver princípios de economia e racionamento de energia.

Mas realmente o grande problema não estava na solução para o problema, ou a resolução da pergunta, que foi feita através de um exemplo simples e prático. O problema estava em se as empresas irão querer ao mínimo participar de uma campanha como essa. O problema maior era se as empresas que só visam lucrar, e crescimento, estariam dispostas a participar de campanhas como a 1h100Pc.

Felizmente devido à conscientização que essas empresas estão tendo e por vários fatores que chegam a obrigar as empresas a participarem de projetos ecológicos. Começamos a vislumbrar várias ações partidas de grandes empresas que buscam um mundo melhor.

Um dos projetos que nos chamou atenção foi o movimento Cyan (www.movimentocyan.com), lançado em parceria com a WWF pela gigante das bebidas Ambev. O movimento incentiva a conscientização das pessoas para o uso da água. “O movimento não tem dono, não tem liderança. Basta a população de inscrever e participar”, conta Sandro Bassili, diretor de sustentabilidade da multinacional. A empresa anuncia investimentos de R$44 milhões na área ambiental em 2010. A Ambev espera que o ambiente se torne um “portal da água” com informações gerais e dicas de como economizar água.

O interessante é que assim como a proposta da 1h100Pc, a Ambev acredita que pequenos atos somados, podem fazer a diferença. Destaque para o aplicativo Menos1Litro, que possibilitarão ao público mensurar o quanto de água foi economizado em pequenas ações. “esperamos que isso dê origem a uma conscientização crescente nas pessoas”, diz Bassili.¹

O grande segredo para ações em prol do meio ambiente partido das empresas, deve ser que cada uma ajude nas suas áreas, por exemplo a Ambev e a Coca-Cola devem trabalhar em projetos que envolvam o uso consciente da água. E no caso de projetos que envolvam raciocínio de energia as empresas que faturam milhões nessa área é que deveriam bolar projetos assim.

Concluindo, acreditamos que nenhuma empresa em sã consciência deseja não participar de pelo menos uma ação que busque um mundo melhor. Todas as empresas podem participar de projetos e movimentos que conscientizem e desperte a vontade das pessoas de fazer alguma coisa por um mundo melhor.

E por mais que as empresas irão continuar faturando milhões, que sejam um predator bonzinho, iremos conseguir construir um futuro melhor, ou pelo menos guiar as pessoas para que vivam um mundo melhor que já existe.

A campanha 1h100Pc assim como o movimento Cyan não tem dono, e por mais que demore o processo queremos crescer sem contar com dinheiro de empresas que não são de corpo e alma responsáveis. Nós iremos crescer com a ajuda das pessoas, afinal, elas são a 1h100Pc.

1h100Pc Se Liga! Desliga.

Fonte ¹ : Meio & Mensagem - Março de 2010 [ Sustentabilidade " Ambev apresenta Movimento Cyan" ] Imagem: Skullip

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Como entender a nossa proposta




A campanha 1h100Pc incentiva as pessoas para que desliguem o computador por uma hora e pratiquem qualquer atividade que não consuma energia exceto a do corpo. Desde que começamos a divulgar a nossa idéia, sempre enfrentamos diversas resistências quanto ao efeito ambiental positivo que a campanha iria ou não causar na natureza.




E mesmo que a maioria das pessoas sabem que desligar o computador ou qualquer aparelho eletrônico enquanto não estiver utilizando é a melhor coisa a fazer, muitas pessoas ainda fazem piadinhas quanto a nossa proposta, e a importância da mudança de hábitos na vida das pessoas.




Muitas pessoas não entendem que a proposta da 1h100Pc vai muito além do que desligar os aparelhos, a proposta da 1h100pc é um estilo de vida, é uma maneira de viver o tão sonhado mundo melhor.




Devido a promessas e frases bonitas, a idéia de viver um mundo melhor acabou ficando muito distante das pessoas, o que levou para que essas achassem que viver um mundo melhor só será possível daqui a alguns anos, ou seja, as atitudes positivas que nós tomamos hoje só serão desfrutadas no amanhã.




É exatamente nesse ponto que entra a missão da 1h100Pc no mundo. As pessoas podem desfrutar de um mundo melhor no dia de hoje, elas podem aproveitar todos os benefícios de viver a vida de um jeito diferente agora!




O mundo melhor que todos buscaram por tanto tempo, já existe, e ele está muito perto, o mundo melhor que todos sonhamos está disponível para todos agora.




Vamos supor que uma pessoa esteja caminhando, essa pessoa está com um problema que a deixou de alguma maneira estressada. No caminho ela encontra um copo vazio e jogado no chão, a poucos metros existe uma lixeira. Nesse momento a pessoa tem duas opções; a de passar reto e continuar brava e reclamando, ou a opção de viver o mundo melhor. Uma atitude simples como jogar um copo no lixo, causará nesse pessoa um sentimento de cuidado coletivo, que despertará nela um sentimento muito bom, que ajudará para que ela fique melhor do que o momento em que viu o copo.




O mundo melhor já existe, e a missão da 1h100Pc é de guiar as pessoas para que trilhem por esse caminho. E se você alguma vez, ficou desanimado em ajudar alguma causa pelo fato do futuro melhor estar tão distante, por favor, acorde! o mundo melhor está ao seu alcance, basta você começar a desfrutar dele e literalmente vive-lo.




Participe da campanha que quer ajudar a milhares de pessoas a desfrutarem de uma vida melhor, e diferente de muitas propostas, nós já sabemos aonde este mundo está, e queremos que você viva conosco nele.




1h100Pc Se Liga! Desliga.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

17 dicas da WWF para economizar energia


*Desligue as luzes dos ambientes vazios, evite o desperdício de energia.
*Procure utilizar a luz natural nos ambientes. Você economiza energia elétrica e torna o local mais agradável.
*Desligue todos os equipamentos que não estiverem em uso e evite o desperdício de energia.
*Troque as lâmpadas convencionais de sua casa por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos e duram até dez vezes mais. Você verá a diferença já na próxima conta de luz.



*Retire os eletroeletrônicos como TV, som e microondas da tomada sempre que possível. As luzinhas vermelhas ou relógios digitais que indicam que o aparelho está em stand by, gastam bastante energia.
*Ligue o ar condicionado somente quando necessário. Se for usar o aparelho, programe-o para 25º C, uma temperatura agradável. Assim, você gasta menos energia e poupa o seu bolso e o meio ambiente.
*Verifique sempre se os filtros do aparelho de ar condicionados estão limpos. Faz bem à sua saúde, o aparelho trabalha de forma mais eficiente e economiza energia elétrica.



*Evite tomar banho entre 18h e 20h30 se utilizar chuveiro elétrico. Neste horário, 18% de toda a energia elétrica gerada no país é utilizada pelos chuveiros elétricos. Esse hábito torna necessária a construção de mais usinas elétricas.



*Evite utilizar o chuveiro elétrico na opção inverno, pois o consumo de energia é muito maior.
*Quando comprar eletrodomésticos, prefira aparelhos com o selo Procel. Isso indica que o aparelho consome menos energia.
*Troque a borracha da geladeira sempre que preciso. É uma medida que conserva seu eletrodoméstico e evita o desperdício de energia elétrica.



*Evite colocar alimentos quentes na geladeira, quando isso acontece, o refrigerador gasta mais energia elétrica.
*Tome banhos rápidos. Você economiza água e energia.
*Desligue o chuveiro ao se ensaboar e passar xampu. Ajuda a economizar água e energia.
*Procure utilizar as escadas em vez do elevador. Você economiza energia e gasta calorias.



*Retire o carregador de celular da parede quando não usado. Ele continua consumindo energia só por estar ligado na tomada.



*Dê preferência sempre à energia solar, que é limpa e eficiente, para aquecer a água de casa. A economia que você terá em sua conta de luz cobre o custo da instalação do equipamento em até três anos.


terça-feira, 6 de abril de 2010

Alerta vermelho: Rio deve ter mais chuva, diz Climatempo



Uma "máquina de fazer chuva" se formou sobre o Rio de Janeiro e conforme o Climatempo, a situação permanece de alerta vermelho para o risco de novas instabilidades nas próximas horas.


Uma forte frente fria avança pelo Sudeste do Brasil e o intenso contraste térmico entre o ar polar e o ar quente tropical mantém as condições de chuva constante. Além disso, a temperatura superficial das águas do Atlântico, perto do litoral fluminense, está cerca de 2 graus acima do normal.

Em menos de 12 horas foram acumulados, em algumas áreas da cidade, cerca de 300 mm de chuva. No geral o volume acumulado variou entre 150 e 300 mm. O volume normal para todo o mês de abril é de cerca de 140 mm. Ainda chove de forma constante ao longo do dia de hoje, totalizando pelo menos cerca de 70 mm nesta terça-feira. O mar também está bastante agitado com ondas de 1 metro e meio podendo alcançar nesta noite 2 metros. Até quarta-feira, há risco de ressaca nas praias do Rio.

A passagem de uma frente fria provocou ventos fortes a partir do final da tarde de segunda-feira. No Forte de Copacabana, segundo o INMET, as rajadas de vento chegaram a 64 km/h às 19h.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pearl Jam planta árvores para absorver CO2


Enquanto muitas pessoas sonham em se tornar astros de rock, o guitarrista do Pearl Jam, Stone Gossard, está tentando ser mais um empreendedor para ajudar a desacelerar o processo de mudanças climáticas.


A banda americana, que já vendeu 60 milhões de álbuns desde 1991, anunciou nesta segunda-feira estar investindo 210 mil dólares no plantio de árvores no Estado de Washington para absorver as estimadas 7 mil toneladas de dióxido de carbono ligadas à sua turnê de 32 dias em 2009.


“O Pearl Jam é uma banda mas também somos um negócio”, disse à Reuters o guitarrista Gossard em entrevista telefônica.


“Estamos nos vendo como uma empresa em Washington, uma empresa regional que está reconhecendo seus rastros de carbono e esperando inspirar outras empresas.”


Muitos músicos famosos tem buscado aumentar a conscientização sobre o aumento nos riscos das mudanças climáticas, muitas vezes plantando árvores, e culminando nos concertos “Live Earth” em julho de 2007, que percorreu sete continentes.
Mas Gossard, 43 anos, disse que a inspiração ligada às celebridades muitas vezes tem vida curta.


“A idéia de uma celebridade é fantástica em termos de aumentar a conscientização por um dia ou uma semana, mas precisa ser uma política empresarial consistente no longo prazo”, disse ele.


Ele disse que existem bons argumentos empresariais para investir em medidas climáticas -apesar de as pesquisas de opinião nos Estados Unidos revelarem uma crença cada vez menor do ser humano como causa do aquecimento global. A legislação para a redução da emissão de carbono está estagnada no Senado americano.


“É realizável. Não irá matar a sua empresa e irá aumentar a habilidade de sua empresa em vender o que estiver vendendo por ser bom gestor da terra”, disse ele.
Gossard disse que os investimentos do Pearl Jam tinham como objetivo compensar o carbono usado pela banda em combustíveis fósseis ligados a navios, caminhões, aviões, hotéis, assim como emissões estimadas de 480 mil fãs que viajaram e voltaram de seus shows em 2009.


Fonte: Info por Eco4planet

domingo, 4 de abril de 2010

Como tudo começou?


No terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Adventista de São Paulo em um trabalho que integra todas as matérias do curso ( Prex ), os alunos são desafiados a produzirem três campanha publicitárias. Uma campanha sobre algum produto, outra sobre um serviço e o último trabalho do ano é a realização de uma campanha ideológica. De acordo com o futuro publicitário André Lopez " O trabalho de Prex é super importante, pois antecede o trabalho final de tcc. Ele serve como um termômetro para informar para o aluno qual o nível de desenvolvimento que ele obteve até o terceiro ano do curso."

Em cada etapa um professor prestava acessoria para os grupos. Nas acessorias dúvidas eram tiradas, e os professores davam sua opinião sobre o andamento dos trabalhos, e dos rumos que as campanhas estavam tomando.

Formada pelos alunos Flávio Luis, Jenifer Moreira, Nicolas, Max Choque, Patrícia Roman, Kleber Guido e Jonhnes Carvalho, a agência Puzzle contou com a acessoria do Profº Luis Henrique. O Professor desafiou o agência para que fizessem uma campanha nova, que juntasse pequenas atitudes e fizesse a diferença, a partir do momento que várias pessoas aderissem a idéia.

Depois de algumas pesquisas, o grupo propos criar uma campanha para que as pessoas saissem do msn enquanto não estivessem no computador, assim as pessoas iriam economizar energia nas suas casas, e nos servidores da Microsoft, já que os servidores funcionam normal mesmo quando uma pessoa deixa o pc em Stand By. O Profº Luis Henrique fez outro desafio. Falou para o grupo aumentar a abrangência do projeto, e que a campanha incentivasse as pessoas para que desligassem o computador.

Então, depois de algumas reuniões e pesquisas, ficou claro a necessidade que as pessoas tem de tirar um tempo para elas mesmas, a necessidade das pessoas voltarem a praticar na vida real, várias coisas que hoje fazem on-line, e da necessidade de desligarem o computador enquanto não estivessem utilizando para economizar energia e para diminuir as emissões de Co2 geradas pelos servidores de internet.

E na pesquisa, os alunos ficaram sabendo de uma coisa que poucas pessoas tem conhecimento. Que a internet também polui.

Pedir para que as pessoas não utilizem mais o computador, seria a coisa mais burra, e sem nexo a fazer. Porque hoje todos sabemos da necessidade de utilizar essa ferramenta, uns muito mais do que outros. Mas, por que não incentivar as pessoas para que desliguem o computador 1hora por dia? e que aproveitem esse tempo para praticar atividades que não consuma energia?

Foi então que surgiu a campanha 1h100Pc Se Liga! Desliga.

Após os alunos apresentarem o trabalho vários integrantes do grupo, nem sequer falaram mais no nome da campanha, mas mesmo assim a campanha foi crescendo, e hoje conta com mais de 3mil cadastrados nas redes sociais que participa.

Muitas coisas legais aconteceram, vale destacar que a campanha já teve duas matérias publicadas no portal Terra, já teve matérias em diversos blogs interessantes inclusive o blog do jornalista Michelson Borges, e já teve até uma comunidade no orkut falando mal do projeto.

As coisas boas não param de acontecer, e foi no twitter que várias pessoas conheceram a campanha, entre tantas pessoas queridas queremos destacar o carinho que recebemos do escritor Paulo Coelho, da simpatia da modelo Sheila Carvalho, dos conselhos do cantor Netinho, e da querida e linda Thalita Lipi.

Ficamos muito felizes porque a nossa idéia está se espalhando, e várias pessoas começaram a desligar o computador e curtir a vida de verdade. E os nossos objetivos não param por aí.


A campanha está trabalhando em vários projetos, que irão apoiar a idéia inicial de cadastrar 1milhão de pessoas no site, que por sinal já está no forno e deve sair em breve.

Nessa semana nós abrimos para que as pessoas nos ajudem a divulgar o projeto, as pessoas podem fazer doações e abrindo o jogo estamos juntando 5mil reais para realizar em janeiro e fevereiro uma campanha nas principais redes sociais, o objetivo é o mesmo do começo do projeto; Espalhar a idéia.

Participe dessa campanha tão ousada e inovadora de sustentabilidade. Ajude a divulgar a campanha, comente com amigos, nos siga no twitter e claro desligue o pc e vai curtir a vida.

1h100Pc Se Liga! Desliga.

Por: Jonhnes Carvalho
Idealizador do projeto

sexta-feira, 2 de abril de 2010

1h100Pc Se Liga! Desliga. [ T-shirts ]