domingo, 4 de abril de 2010

Como tudo começou?


No terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Adventista de São Paulo em um trabalho que integra todas as matérias do curso ( Prex ), os alunos são desafiados a produzirem três campanha publicitárias. Uma campanha sobre algum produto, outra sobre um serviço e o último trabalho do ano é a realização de uma campanha ideológica. De acordo com o futuro publicitário André Lopez " O trabalho de Prex é super importante, pois antecede o trabalho final de tcc. Ele serve como um termômetro para informar para o aluno qual o nível de desenvolvimento que ele obteve até o terceiro ano do curso."

Em cada etapa um professor prestava acessoria para os grupos. Nas acessorias dúvidas eram tiradas, e os professores davam sua opinião sobre o andamento dos trabalhos, e dos rumos que as campanhas estavam tomando.

Formada pelos alunos Flávio Luis, Jenifer Moreira, Nicolas, Max Choque, Patrícia Roman, Kleber Guido e Jonhnes Carvalho, a agência Puzzle contou com a acessoria do Profº Luis Henrique. O Professor desafiou o agência para que fizessem uma campanha nova, que juntasse pequenas atitudes e fizesse a diferença, a partir do momento que várias pessoas aderissem a idéia.

Depois de algumas pesquisas, o grupo propos criar uma campanha para que as pessoas saissem do msn enquanto não estivessem no computador, assim as pessoas iriam economizar energia nas suas casas, e nos servidores da Microsoft, já que os servidores funcionam normal mesmo quando uma pessoa deixa o pc em Stand By. O Profº Luis Henrique fez outro desafio. Falou para o grupo aumentar a abrangência do projeto, e que a campanha incentivasse as pessoas para que desligassem o computador.

Então, depois de algumas reuniões e pesquisas, ficou claro a necessidade que as pessoas tem de tirar um tempo para elas mesmas, a necessidade das pessoas voltarem a praticar na vida real, várias coisas que hoje fazem on-line, e da necessidade de desligarem o computador enquanto não estivessem utilizando para economizar energia e para diminuir as emissões de Co2 geradas pelos servidores de internet.

E na pesquisa, os alunos ficaram sabendo de uma coisa que poucas pessoas tem conhecimento. Que a internet também polui.

Pedir para que as pessoas não utilizem mais o computador, seria a coisa mais burra, e sem nexo a fazer. Porque hoje todos sabemos da necessidade de utilizar essa ferramenta, uns muito mais do que outros. Mas, por que não incentivar as pessoas para que desliguem o computador 1hora por dia? e que aproveitem esse tempo para praticar atividades que não consuma energia?

Foi então que surgiu a campanha 1h100Pc Se Liga! Desliga.

Após os alunos apresentarem o trabalho vários integrantes do grupo, nem sequer falaram mais no nome da campanha, mas mesmo assim a campanha foi crescendo, e hoje conta com mais de 3mil cadastrados nas redes sociais que participa.

Muitas coisas legais aconteceram, vale destacar que a campanha já teve duas matérias publicadas no portal Terra, já teve matérias em diversos blogs interessantes inclusive o blog do jornalista Michelson Borges, e já teve até uma comunidade no orkut falando mal do projeto.

As coisas boas não param de acontecer, e foi no twitter que várias pessoas conheceram a campanha, entre tantas pessoas queridas queremos destacar o carinho que recebemos do escritor Paulo Coelho, da simpatia da modelo Sheila Carvalho, dos conselhos do cantor Netinho, e da querida e linda Thalita Lipi.

Ficamos muito felizes porque a nossa idéia está se espalhando, e várias pessoas começaram a desligar o computador e curtir a vida de verdade. E os nossos objetivos não param por aí.


A campanha está trabalhando em vários projetos, que irão apoiar a idéia inicial de cadastrar 1milhão de pessoas no site, que por sinal já está no forno e deve sair em breve.

Nessa semana nós abrimos para que as pessoas nos ajudem a divulgar o projeto, as pessoas podem fazer doações e abrindo o jogo estamos juntando 5mil reais para realizar em janeiro e fevereiro uma campanha nas principais redes sociais, o objetivo é o mesmo do começo do projeto; Espalhar a idéia.

Participe dessa campanha tão ousada e inovadora de sustentabilidade. Ajude a divulgar a campanha, comente com amigos, nos siga no twitter e claro desligue o pc e vai curtir a vida.

1h100Pc Se Liga! Desliga.

Por: Jonhnes Carvalho
Idealizador do projeto

Nenhum comentário: