domingo, 11 de abril de 2010

Predadores Rosas - Como as empresas devem se posicionar no cenário sustentável


A campanha 1h100Pc surgiu a partir de um trabalho experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Adventista de São Paulo. A idéia do grupo era fazer uma campanha que incentivasse a união de pequenos atos por milhares de pessoas, buscando força assim na junção dos pequenos atos, no caso seria o de desligar o computador por uma hora.Com o sucesso da apresentação os alunos foram incentivados que continuassem a campanha e que essa fosse implementada na web e divulgada através dela.Na web a campanha conta com uma comunidade no Orkut, um grupo no Facebook e um profile no twitter.

A idéia inicial era de utilizar as redes sociais somente para divulgação da campanha. Mas com o tempo várias situações interessantes foram acontecendo e o mais importante, a campanha começou a interagir com o público. Na comunidade no Orkut várias perguntas são respondidas além de debates que já abortaram temas complexissímos, como no caso da discussão se a internet aproxima ou afasta as pessoas.

Mas em uma das discussões uma pergunta muito interessante foi levantada; Como empresas que tem 90% das suas estruturas dependentes dos computadores, poderão participar da campanha 1h100pc?

A resposta e a solução para esse problema chega a ser bem simples, já que a 1h100pc não propõe que as empresas não utilizem o computador, e sim, incentiva para que os funcionários desliguem os aparelhos quando não estiverem utilizando. Por exemplo uma empresa de 100 funcionários que trabalha com publicidade on-line, os 100 funcionários trabalham cada um com o seu computador e apesar de realizarem atividades diversas nos aparelhos, todos ficam ligados no horário de trabalho. Imaginem se essa empresa lança uma campanha interna, incentivando os funcionários para que desliguem o computador quando esses forem trabalhar. Considerando que a maioria das empresas disponibilizam no mínimo 1hora para que os funcionários façam as suas refeições, no horário de almoço 100 computadores ficarão desligados. Além da economia que a empresa fará, os funcionários participarão de uma campanha nacional e irão absorver princípios de economia e racionamento de energia.

Mas realmente o grande problema não estava na solução para o problema, ou a resolução da pergunta, que foi feita através de um exemplo simples e prático. O problema estava em se as empresas irão querer ao mínimo participar de uma campanha como essa. O problema maior era se as empresas que só visam lucrar, e crescimento, estariam dispostas a participar de campanhas como a 1h100Pc.

Felizmente devido à conscientização que essas empresas estão tendo e por vários fatores que chegam a obrigar as empresas a participarem de projetos ecológicos. Começamos a vislumbrar várias ações partidas de grandes empresas que buscam um mundo melhor.

Um dos projetos que nos chamou atenção foi o movimento Cyan (www.movimentocyan.com), lançado em parceria com a WWF pela gigante das bebidas Ambev. O movimento incentiva a conscientização das pessoas para o uso da água. “O movimento não tem dono, não tem liderança. Basta a população de inscrever e participar”, conta Sandro Bassili, diretor de sustentabilidade da multinacional. A empresa anuncia investimentos de R$44 milhões na área ambiental em 2010. A Ambev espera que o ambiente se torne um “portal da água” com informações gerais e dicas de como economizar água.

O interessante é que assim como a proposta da 1h100Pc, a Ambev acredita que pequenos atos somados, podem fazer a diferença. Destaque para o aplicativo Menos1Litro, que possibilitarão ao público mensurar o quanto de água foi economizado em pequenas ações. “esperamos que isso dê origem a uma conscientização crescente nas pessoas”, diz Bassili.¹

O grande segredo para ações em prol do meio ambiente partido das empresas, deve ser que cada uma ajude nas suas áreas, por exemplo a Ambev e a Coca-Cola devem trabalhar em projetos que envolvam o uso consciente da água. E no caso de projetos que envolvam raciocínio de energia as empresas que faturam milhões nessa área é que deveriam bolar projetos assim.

Concluindo, acreditamos que nenhuma empresa em sã consciência deseja não participar de pelo menos uma ação que busque um mundo melhor. Todas as empresas podem participar de projetos e movimentos que conscientizem e desperte a vontade das pessoas de fazer alguma coisa por um mundo melhor.

E por mais que as empresas irão continuar faturando milhões, que sejam um predator bonzinho, iremos conseguir construir um futuro melhor, ou pelo menos guiar as pessoas para que vivam um mundo melhor que já existe.

A campanha 1h100Pc assim como o movimento Cyan não tem dono, e por mais que demore o processo queremos crescer sem contar com dinheiro de empresas que não são de corpo e alma responsáveis. Nós iremos crescer com a ajuda das pessoas, afinal, elas são a 1h100Pc.

1h100Pc Se Liga! Desliga.

Fonte ¹ : Meio & Mensagem - Março de 2010 [ Sustentabilidade " Ambev apresenta Movimento Cyan" ] Imagem: Skullip

Nenhum comentário: