sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Campanha ideológica preserva o meio ambiente e incentiva atividades físicas


Imagine viver em uma sociedade sem computadores. Difícil de idealizar, ainda mais na realidade cibercultural em que estamos inseridos. Criada com o objetivo de economizar tempo na realização de obrigações diárias, essa “simples máquina”, o computador, pode, no entanto, desempenhar um papel negativo quando usada de maneira errada. É diante desse impasse que surge a campanha ideológica “1h100PC”.

Criada em 2008, por um grupo de estudantes de Publicidade e Propaganda do Unasp campus Engenheiro Coelho, a campanha sugere que as pessoas passem uma hora do dia com seu computador desligado. Além disso, durante a hora sem o computador, eles propõem atividades alternativas, como praticar esportes e sociabilizar com os amigos.

De acordo com Jonhnes Carvalho, um dos criadores do projeto, a idéia surgiu de um trabalho de faculdade, onde eles deveriam desenvolver uma campanha ideológica. “Eu li numa reportagem da revista Superinteressante que o uso da internet corresponde a 2% da emissão de CO2 na atmosfera. Partindo disso, tivemos a idéia de desenvolver uma campanha que beneficiasse a todos, a 1h100PC”, conta ele.

O movimento é divulgado em mídias sociais como o Orkut, por meio de uma comunidade que leva o nome da campanha e que já conta com mais de 570 membros. Além do Twitter do próprio Jonhnes e do blog da campanha www.1h100pc.blogspot.com. O objetivo é atingir 2.010 seguidores até dezembro e 1 milhão em dois anos. “Através dessas mídias nós podemos ganhar proximidade com o público e temos oportunidade para interagir com os adeptos”, ressalta Jonhnes.

O estudante conta com o apoio do professor de Publicidade e Propaganda Luís Henrique. Outros amigos também ajudam na manutenção do blog e nas divulgações pelo Twitter como Guilherme Lima e Fábio Ortiga. “Eu soube da 1h100PC esse ano. Achei a idéia muito válida e resolvi aderir. Agora eu gasto essa uma hora jogando bola”, declara o estudante de Direito Paulo Fiuza.

autor: Jaqueline Herodek

Fonte: Unasp-ec

Nenhum comentário: