segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Deixe o pc ligado emitindo Co² e vai tomar um café


Você acorda e antes de pisar no banheiro liga o micro. Checa o Orkut, entra no MSN, dá um oi na galera e aí sim vai escovar os dentes. Tomar um café. A máquina permanece ligada. Só depois de duas ou três horas você volta para fuçar. Digamos que essa se tornou uma rotina da modernidade. Mas também podemos dizer que você esta poluindo o planeta. Isso mesmo. A internet também polui. Ela já é responsável por 2% de todas as emissões globais de CO2. A mesma quantidade gerada pelos aviões. Relaxa aí. Vou tentar explicar.

Acontece o seguinte: Os micros que sustentam a rede são movidos a energia elétrica. E, quando essa energia é obtida pela queima de carvão ou outros combustíveis fósseis, polui. Mas cientistas dos Estados Unidos bolaram um esquema interessante para resolver esse problema. Eles querem deixar a internet mais lenta. Acredite. E com isso reduzir em até 50% o seu consumo de energia. A idéia dos caras é segurar o fluxo de informações e dar um alívio para a infra-estrutura da rede.

Em vez de ficarem ativos o tempo inteiro, as maquinas seriam desligadas. Elas só entrariam em ação quando tivessem determinada quantidade de dados para processar ou transmitir. Ou seja, só quando você volta do café. Além de poluir menos, isso causaria congestionamentos na rede. Mas os cientistas garantem que ninguém precisa esquentar a cabeça.

Para o pesquisador Sergiu Nedevschi, da Universidade da Califórnia, o atraso fica entre três e vinte milésimos de segundo. Imperceptível. Ele acredita que até 2010 toda a rede poderá operar nesse novo sistema. Enquanto isso não rola, a preocupação com a emissão de CO2 mobiliza os “donos” da internet. O Google, encanado com o problema, está investindo em energia solar e montando seus centros de processamento ao lado de usinas hidrelétricas.

E a Microsoft percebeu que suas máquinas gastam muita energia mesmo quando estão trabalhando pouco. Aquela história: você abre o Messenger e vai escovar os dentes. Isso causa um desperdício de 60% na eletricidade consumida pela Microsoft. Já que as máquinas de Bill Gates, nos EUA, ficam ligadas sem necessidade. A solução? A empresa vai cortar o número de máquinas dedicadas a gerenciar o MSN. Mas eles garantem que isso não deixará o nosso bate papo mais lento. Acabou de ler? Desligue o micro e boa noite.

Fonte: Blog do Maelo

Nenhum comentário: