São duas grandes turbinas eólicas que junto de placas solares serão responsáveis por toda a energia utilizada para aquecer a água que abastecerá os 24 apartamentos. Nenhum combustível fóssil será utilizado para este propósito.
O condomínio ainda terá um coletor de água de chuva, um sistema de esgoto que reutiliza a água, podendo chegar a uma redução de até 50% do consumo regular de água e também irá respeitar algumas outras práticas verdes como por exemplo o uso de madeira certificada.
Adicionalmente, de acordo com os responsáveis, toda a emissão de CO2 do edifício será compensada com o plantio de árvores.
Conceito Next é um grande passo na direção certa, porém apresenta ainda umas pequenas falhas ao se abordar a sustentabilidade. Além de utilizar energia renovável apenas para aquecimento de água, ele é basicamente mais um projeto isolado ( 16 km do centro, 10km de universidades, por exemplo) falhando então em um dos conceitos mais básicos e mais importantes de sustentabilidade: ficar próximo a tudo o que você precisa para evitar ao máximo deslocamentos desnecessários de automóvel.
Mas como uma casa de veraneio, porém, a situação é um pouco diferente (e mais verde) já que há várias atrações como bares, restaurantes e lojas nas proximidades, pois o Novo Campeche é um bairro planejado.
Estima-se que o condomínio ficará pronto no final de 2012.
Fonte: Top BlogPostado por: Priscila Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário