domingo, 23 de maio de 2010

O preço - Apagões 2001


Pra quem não sabe, eu nasci a 22 anos atrás na capital sul-matogrossense. Faço parte de uma família unida que é formada pelo seu Gilmar, Mãe Alvira e meu irmão Guilherme. Como toda boa família, passamos por bons e maus momentos. Um dos mais difíceis foi no ano de 2001 quando meu pai foi trabalhar nos Estados Unidos.

O ano de 2001 foi marcado pelos atentados terroristas que o EUA sofreu vindo do grupo Al Qaeda, mas o Brasil também passava por um momento bem complicado. O país atravessava uma crise de energia muito grande, as águas de diversas usinas se encontravam muito abaixo dos níveis, além das doenças respiratórias causadas pela seca, o país sofreu com os diversos apagões.

"A crise ocorreu por uma soma de fatores: as poucas chuvas, e a falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e distribuição de energia. Com a escassez de chuva, o nível de água dos reservatórios das hidroelétricas baixou e os brasileiros foram obrigados a racionar energia" ( Wikipédia )

As quedas de energia que antes só ocorriam em momentos de grandes chuvas, agora se tornaram corriqueiras. Certa vez estava jogando futebol no campo do grêmio da cidade, quando depois de uma jogada de escanteio, acabou a luz. Que sensação ruim! O que estava normal de repente se transforma em caos.

Quem viveu no Brasil nessa época com certeza tem alguma história para contar sobre as inusitadas quedas de energia.

Os brasileiros pela primeira vez sentiram na pele os efeitos colaterais de um clima estranho, de estações loucas do ano e falta de investimento na distribuição dos recursos naturais. Com o surgimento da crise também surgiram projetos que incentivassem as pessoas a economizarem energia, e talvez por causa do aumento do preço na conta de energia, os brasileiros foram forçados a aprenderem a racionar.

Como a internet não tinha a estrutura que tem hoje o jeito era veicular as campanhas ideológicas pedindo para que as pessoas desligassem as luzes de maneira incessante na televisão e no rádio.

O lado bom dessa crise de energia, foi que muitos brasileiros aprenderam forçadamente a economizar energia, e a praticarem atitudes simples que davam resultados.

Passada a crise o meu pai retornou dos Estados Unidos, e por não ter passado pela experiência de ficar sem energia, sempre que saia dos quartos deixava as luzes ligadas, e nem se preocupava em poupar energia.

Observando hoje depois de 9 anos chego a conclusão de que o ser humano só irá começar a ter hábitos mais responsáveis, quando começar a sofrer as conseqüências de seus atos. Quando começar a faltar luz, água e acreditem até mesmo o ar puro, o ser humano de maneira desesperada começará a ser mais responsável e buscar por saúde.

Dura conclusão, mas infelizmente muitas pessoas só aprendem quando sentem na pele. Gostaria de agradecer ao meu pai por despertar em mim uma visão crítica do assunto, já que todas as vezes que ele deixava uma luz ligada, eu reclamava e as vezes discutia.

Se você teve paciência para ler esse post, gostaria de te pedir que refletisse hoje nas suas atitudes. Você realmente sabe o quanto custa um copo de água? E o quanto custa deixar o computador ligado enquanto não está utilizando?

O preço que iremos pagar por esses atos será muito alto. Comece a ter atitudes mais responsáveis, desligar o computador por uma hora e indo praticar atividades que não consumam energia já é um ótimo início.

1h100Pc Se Liga! Desliga.

Postado por Jonhnes Carvalho

Nenhum comentário: