terça-feira, 18 de maio de 2010

O que é coerência ambiental?


No ano de 2006 o país do futebol sentiu o gosto amargo de ser eliminado de uma copa do mundo. Em um jogo que parecia ter sabor de revanche, Brasil e França se enfrentaram pelo torneio mundial sediado na Alemanha, mas infelizmente mais uma vez fomos eliminados pelo país francês ( Ainda bem que a França passou! O que seria do youtube sem os vídeos do Tourinho Zidane [ hehehe ] ).

Após a copa o país inteiro buscava forças para se recuperar da decepção. Jornais e mídias sociais criaram uma avalanche de notícias e de pedidos para que o técnico Parreira fosse retirado do cargo. Pedido atendido, entra no seu lugar o nosso então querido Dunga. Ex-meio de campo, capitão e autor de muitos gols pela seleção, Dunga agora começa uma longa jornada para devolver a torcida brasileira o prazer de torcer pela seleção.


Depois de muitos amistosos, participações em torneios e jogos pelas eliminatórias, o treinador começa um processo de quatro anos que levaram hoje a lista de jogadores que defenderão o nosso pais na Copa do Mundo 2010, agora na África.

Após divulgar a lista de jogadores, novamente a mídia caiu matando em cima do treinador, com perguntas diversas e algumas muito complicadas de se responder, novamente o técnico da seleção se encontra em uma situação muito delicada no cargo. Mas o treinador que até agora fora elogiado e que ganhou muitos prêmios importantes pelo pais, se defendeu de todas as perguntas usando repetidamente a palavra coerência, termo esse que pelo menos na sua cabeça, explica o fato de não ter levado uma das maiores promessas do futebol brasileiro, sim estamos falando do menino da vila “Ganso”.

A maneira tão repetitiva que essa palavra foi usada pelo treinador, nos leva a pensar se ela poderia ser usada também na área ambiental. E por mais difícil de entender que possa parecer, a resposta é sim.
Muitas pessoas discursam em debates de sala de aula, se julgam conscientes, chegam a participar de movimentos por um mundo melhor, mas na verdade suas vidas não passam de um emaranhado de incoerências.

Coerência ambiental se dá quando a pessoa realmente vive o que fala, quando todos os seus atos contribuem para um mundo mais sustentável e melhor, combinando assim com o que ela diz ser. Não adianta ficar falando bonito, usando produtos de “marcas” ecológicas, participando de ações ciberativistas de massa, sendo que na hora da prática as atitudes tomadas não condizem com o estilo de vida pregado.


O técnico Dunga, mesmo que tenha conseguido pela primeira vez uma unanimidade negativa em torno da lista da seleção, foi coerente ao chamar os mesmos jogadores que contribuíram para que hoje a seleção chegasse a mais uma copa do mundo. Sigamos parte do exemplo do nosso técnico e realizemos na prática tudo aquilo que achamos correto e coerente.


O mundo não precisa de pessoas que só falam que são isso ou aquilo ou que só participem de ações de massa. Ele precisa de pessoas com atitude, e que querem participar da mudança que deve ser realizada hoje pelo nosso futuro. Mais simples do que possa parecer, um mundo melhor já existe e basta que despertemos para isso e comecemos a vivê-lo hoje.


Desligue o computador enquanto não estiver utilizando, e separe um tempo para praticar qualquer atividade que não consuma energia exceto a do corpo.


1H100PC Se Liga! Desliga.
Postado por Jonhnes Carvalho

Nenhum comentário: