sábado, 26 de dezembro de 2009

Se preparem - vem aí o verão mais quente dos últimos tempos

Brasil terá o verão mais quente dos últimos anos, informa Inpe 


 

 O verão brasileiro, que começou na tarde de segunda-feira, 21 de dezembro, terá temperaturas acima das registradas nos últimos anos. Nas regiões Sul e Sudeste, a tendência é que continue a chover na mesma intensidade que vem sendo registrada. A informação é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).



A excepcionalidade se deve ao fenômeno atmosférico-oceânico El Niño e ao aquecimento global. O fenômeno se caracteriza pelo aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical. A ocorrência afeta o clima regional e global e muda os padrões de vento, além do regime de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. No Brasil, o fenômeno causa mais chuva na região Sul e seca no Norte.

De acordo com especialistas do CPTec, em 2008 houve aumento de 0,36 graus Celsius na temperatura do planeta, em comparação aos registros de 1961. A previsão de um verão mais quente, porém, não representa uma mudança climática definitiva. Para considerar a variação como fixa seria necessário analisar um período de 50 a 100 anos.

A previsão climática para o trimestre que vai de janeiro a março de 2010 indica chuvas abaixo da média histórica no norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, mas o efeito será contrário no Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde a tendência é chover bastante. As regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Norte deverão ter temperaturas superiores a média histórica, enquanto a tendência no Sul é pela manutenção da temperatura habitual dos últimos anos.

Fonte: Ec04planet

Nenhum comentário: