quinta-feira, 10 de junho de 2010

Apple Iphone 4 - Seria o novo objeto de desejo mundial, ecologicamente incorreto?


Sob grande expectativa dos consumidores e da imprensa, nesta segunda-feira, 07/06, Steve Jobs apresentou o tão aguardado iPhone 4. Com apenas 9,3 mm, o smartphone mais fino do planeta tem várias inovações se comparado à sua última versão como tela de alta definição, gravação de vídeos em HD e câmera frontal que permitirá conversas em videoconferência. Mas será que o iPhone 4 é ecologicamente correto?


A bateria do novo gadget segura até 7 horas de conversação, 6 horas de navegação em 3G, 10 horas de navegação em Wi-Fi e até 300 horas em standby. Com autonomia até 40% maior do que a do seu antecessor, o aparelho reduz significativamente o consumo de energia, ponto pra eles.

Outra melhoria é a instalação de um seu sensor de proximidade, que desliga o visor quando o aparelho está próximo do rosto da pessoa, durante uma ligação, por exemplo. O dispositivo também inclui outro sensor que ajusta o brilho da tela de acordo com a luz ambiente, aumentando a vida útil da bateria.

A Apple defende ainda que o iPhone incorpora toda a política ambiental da companhia, sendo o aparelho, os fones de ouvido e o cabo USB isentos de PVC, componente altamente nocivo à camada de ozônio, além de não utilizarem BFR, retardante de chamas à base de Bromo. A tela LCD do gadget também não possui mercúrio e o vidro do display é isento de arsênio. Já a sua embalagem foi feita a partir de papelão reciclado e materiais biodegradáveis.

Com todas essas características, dá para perceber que o iPhone 4 é bem mais verde do que os seus antecessores e representa um grande passo para que as empresas de smartphones produzam aparelhos cada vez mais ecologicamente corretos.

Só tem uma coisa incomoda… um celular pode durar anos e a Apple faz com que o iPhone, propositalmente seu único modelo de celular, tenha obsolescência programada para apenas 1 ano, prazo máximo em que o dono do aparelho passará feliz por ter o modelo mais recente até que um novo seja lançado e a correria para trocá-lo se inicie.

Fonte: Eco4Planet

Nenhum comentário: