terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa 2010 - Churrasco e amigos ou Twitter e facebook?



Desde que foi dado o primeiro chute no jogo entre África do Sul e México, notícias sobre a copa do mundo são destaques em jornais, rádios, em portais de notícias na internet e de forma incessante nas redes sociais.  Alguns internautas levados pela onda, comentam sobre futebol ou simpatizam com alguma ação on-line mesmo que nunca foram apaixonados pelo esporte.
“Pense na final da última Copa, na cabeçada do Zidane. Imagine se acontecesse hoje, com a febre de vídeos na internet e das redes sociais” Leo Szterenzys diretor da Xlab.
O papel de interatividade da plataforma 2.0 está sendo feito e as pessoas mais do que nunca contribuem para que essa copa seja a mais digital, colaborativa e real time de todos os tempos. “Essa copa será marcada pelas redes sociais, pelas multiplataformas e pela interatividade” é o que afirma Antônio Prada, diretor de conteúdo do Terra na América Latina.
No meio de tanta interatividade e comentários feitos pelos usuários em tempo real, fica a pergunta; Será que o tradicional churrasco com os amigos para ver os jogos serão deixados de lado por causa de twitter e facebook?
Erich Beting, blogueiro do UOl, colunista do canal BandSports e professor de Gestão e Marketing Esportivo da Universidade Anhembi-Morumbi, responde que “Seria um pouco de mais não ir encontrar os amigos pra ver Brasil x Inglaterra e ficar twittando. O twitter vai ser uma mesa de bar, sobretudo, nas partidas das outras seleções: você dá o seu pitaco, comenta os outros times e atletas, lê a opinião de amigos e seguidores, tudo no trabalho. Depois, sai para o happy hour “real” e vai conversar sobre tudo isso”.
A nossa campanha nunca foi contra as pessoas utilizarem a internet para interagirem entre amigos, só indagamos o por quê de algumas trocarem o mundo real pelo virtual. Vale lembrar que por mais que a internet traga interatividade ela também isola. Uma coisa é torcer pelo Brasil no meio de amigos e podendo abraçar um deles na hora do gol, a outra é gritar gol através de 140 caracteres.
Nessa copa torça pelo Brasil de verdade! Grite, abrace, torça, encontre os amigos! Desligue o computador nos 90 minutos de jogo do Brasil, depois você volta para postar as fotos de como foi.
#vaibrasil
1h100Pc Se Liga! Desliga.
Fonte: Revista Proxxima, Junho 2010.

Nenhum comentário: