São alarmantes os prejuízos que o descarte indevido de celulares e baterias podem causar ao planeta. Contaminação da água e solo, acúmulo de lixo tóxico e não biodegradáveis são alguns exemplos do impacto ambiental.
Há cerca de 2,68 bilhões de celulares no mundo. Só no Brasil, estima-se que o número de celulares ativos até o final de 2008 chegue a 141 milhões. Somos o primeiro país da América Latina em número absoluto de celulares e o sexto do mundo. Essa quantidade de equipamentos já indica o volume de lixo tóxico produzido no País.
Os números são preocupantes para o meio ambiente e a porcentagem de indivíduos que descartam adequadamente seus aparelhos está aquém do ideal. De acordo com pesquisa realizada no primeiro semestre de 2008 em 13 países, apenas 2% dos brasileiros destinam seus celulares usados para a reciclagem. Mas, 74% dos entrevistados acreditam que essa é uma atitude positiva para o meio ambiente.
Muitos acreditam, porém poucos fazem. Seja pela falta de conhecimento ou por não existir uma cultura de conscientização dessa prática de fundamental importância nos dias atuais.
O Claro Recicla quer mudar esse quadro. Hoje, todas as lojas próprias Claro e Agentes Autorizados em todo o País disponibilizam uma urna específica para que todos os usuários de celular - de qualquer operadora - possam depositar seu celular, bateria ou acessório fora de uso para reciclagem. Sem custo e sem burocracia.
Faça a sua parte. São mais de 3.500 pontos de coleta disponíveis para você. Com um gesto simples e rápido você pode contribuir para o futuro do nosso planeta.
Clique aqui e descubra o ponto de coleta mais próximo.Você Sabia!
- Estima-se que 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são gerados por ano no mundo.
- Apenas 2% dos brasileiros destinam seus celulares usados para a reciclagem.
- 74% acreditam que essa é uma atitude positiva para o meio ambiente.
- 32% dos brasileiros deixam os aparelhos fora de uso guardados em casa.
- 29% dos consumidores dão o celular para outra pessoa.
- 10% jogam o aparelho antigo no lixo comum.
- A média de troca de um aparelho celular no Brasil é de 14 meses.
- Até 80% de um celular é reciclável.
Nós somos patrocinados pela Claro?
Não! Só estamos fazendo esse post para alertar as pessoas para que desfaçam dos seus celulares da maneira correta. Por muitas vezes nós fizemos postagens criticando algumas empresas por poluírem e por fazerem pouco caso das questões ambientais, nada mais justo do que fazer uma postagem de uma empresa que se preocupa com a questão ambiental na sua área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário