sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hey Obama !!! Lula tá falando sério !!!


Ao inaugurar na terça-feira, 19 de janeiro, a primeira termoelétrica do mundo com capacidade de produzir energia a partir do etanol, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar maior responsabilidade dos países ricos a respeito da redução das emissões de gases-estufa.

No evento realizado em Juiz de Fora (MG), Lula também criticou a visão das nações desenvolvidas em relação aos biocombustíveis. “Por enquanto, eles tratam o etanol como coisa de um país de terceiro mundo, como se fosse uma coisa do Brasil”, lamentou.

Lula acrescentou que o combustível brasileiro, extraído da cana de açúcar, é bem mais viável do que o dos norte-americanos, à base de milho. Na opinião do presidente, o mundo desenvolvido terá que “entrar na questão do etanol” caso queira diminuir as emissões de gases causadores de efeito estufa.

Para o gerente executivo de Operações e Participações em Energia da Petrobras, Alcides Santoro, a nova usina pode ser considerada totalmente flex. “Posso passar do gás para o álcool e do álcool para o gás instantâneamente. Essa conversão é a primeira do mundo, é a primeira vez que se gera energia elétrica a partir do etanol”, destacou.

Hidrelétrica em plataforma

O presidente Lula informou que o Brasil apresentará em breve um novo modelo de hidrelétrica, que usará o conceito das plataformas submarinas de petróleo.

“Logo, logo, vamos apresentar uma novidade para o Brasil, que é a hidrelétrica em plataforma. Vamos utilizar a mesma tecnologia da plataforma da Petrobras, em que a gente vai desmatar a área apenas para produzir a hidrelétrica, depois vai reflorestar tudo outra vez, e os trabalhadores irão de helicóptero e ficarão 14 dias, como na Petrobras, e depois o helicóptero vai buscar. É para a gente dar o exemplo para o mundo em relação às hidrelétricas”.

Fonte: Eco4planet

Nenhum comentário: