As grandes novidades em matéria de tecnologia verde têm vindo dos EUA. A mais recente é uma lata de lixo chamada BigBelly (Barriga grande). As primeiras foram instaladas na Filadélfia. Já são 500 e não vai parar por aí.
Dentro da “lata de lixo” existe um compressor movido à energia solar. Por esse motivo, a máquina aceita de 4 a 8 vezes mais a quantidade de lixo. Ao invés de precisar de constantes esvaziamentos como uma lata de lixo convencional, a BigBelly pode aguentar muito mais tempo sem precisar de coleta.Isso também reduzirá o número de funcionários envolvidos na ação: de 33 para apenas 8. Ao longo de 10 anos, a prefeitura da Filadélfia espera economizar quase US$ 13 milhões. A Filadélfia não é a única cidade a ser contemplada, ainda bem. Esperemos que isso se espalhe por todos os lados. Só não há nenhuma menção quanto ao preço do brinquedo.
Quem não queria uma dessas em casa?Fonte: Eco4planet | Energia Eficiente
Nota: Todas as novas idéias devem ser de alguma maneira aproveitadas. Mas, não podemos nos esquecer nos impactos sociais que essas idéias podem causar. Se você assim como eu ao começar a ler pensou "coitado dos garis", de certa forma estamos certos.
Ao diminuir o número de pessoas envolvidas com a coleta de lixo, devemos ter um pensamento óbvio:
Nós colocamos mais lixeiras, economizamos mais. Porém, geramos desemprego e os garis estarão com um grande problema em mãos.
Mas, sustentabilidade sempre é desafio. Uma das maneiras de lidar com o problema do desemprego, seria utilizar o dinheiro economizado para a criação de projetos de capacitação para os desempregados, para que esses pudessem desenvolver novas habilidades e terem mais oportunidades de emprego.
Mas respondendo a pergunta do post, eu gostaria de ter uma dessa em casa, afinal, trocar o lixo é muito ruim né !!! ( hehehehe )
Por Jonhnes Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário