sábado, 9 de janeiro de 2010

Um lixo como você nunca viu!



As grandes novidades em matéria de tecnologia verde têm vindo dos EUA. A mais recente é uma lata de lixo chamada BigBelly (Barriga grande). As primeiras foram instaladas na Filadélfia. Já são 500 e não vai parar por aí.

Dentro da “lata de lixo” existe um compressor movido à energia solar. Por esse motivo, a máquina aceita de 4 a 8 vezes mais a quantidade de lixo. Ao invés de precisar de constantes esvaziamentos como uma lata de lixo convencional, a BigBelly pode aguentar muito mais tempo sem precisar de coleta.



Isso também reduzirá o número de funcionários envolvidos na ação: de 33 para apenas 8. Ao longo de 10 anos, a prefeitura da Filadélfia espera economizar quase US$ 13 milhões. A Filadélfia não é a única cidade a ser contemplada, ainda bem. Esperemos que isso se espalhe por todos os lados. Só não há nenhuma menção quanto ao preço do brinquedo.

Quem não queria uma dessas em casa?

Fonte: Eco4planet | Energia Eficiente

Nota: Todas as novas idéias devem ser de alguma maneira aproveitadas. Mas, não podemos nos esquecer nos impactos sociais que essas idéias podem causar. Se você assim como eu ao começar a ler pensou "coitado dos garis", de certa forma estamos certos.

Ao diminuir o número de pessoas envolvidas com a coleta de lixo, devemos ter um pensamento óbvio:

Nós colocamos mais lixeiras, economizamos mais. Porém, geramos desemprego e os garis estarão com um grande problema em mãos.

Mas, sustentabilidade sempre é desafio. Uma das maneiras de lidar com o problema do desemprego, seria utilizar o dinheiro economizado para a criação de projetos de capacitação para os desempregados, para que esses pudessem desenvolver novas habilidades e terem mais oportunidades de emprego.

Mas respondendo a pergunta do post, eu gostaria de ter uma dessa em casa, afinal, trocar o lixo é muito ruim né !!! ( hehehehe )

Por Jonhnes Carvalho

Nenhum comentário: